A Polícia Civil de Pilar do Sul deu cumprimento a um mandado judicial e prendeu na tarde desta segunda-feira (16) o policial aposentado Jair Pereira da Silva, condenado pela justiça a cumprir 18 anos de prisão pelo cometimento do crime de estupro de vulnerável.
Em 2021
(leia a reportagem aqui), o tenente aposentado da Polícia Militar, hoje com 81 anos, foi acusado por três jovens com idades entre 26 e 30 anos de ter abusado sexualmente delas quando ainda eram crianças.
As vítimas, duas delas do círculo familiar do acusado, relataram que os abusos ocorreram quando elas tinham entre 6 e 12 anos de idade, aproximadamente, mas só depois de muitos anos, e já adultas, tiveram coragem de denunciar os fatos, primeiro à família e depois para a polícia.
Em depoimento, uma delas relatou que, desde que tinha cerca de seis anos de idade, Jair Pereira costumava acariciar suas partes íntimas, e que certa vez ele lhe deu um presente e depois a atraiu até sua casa, onde não havia ninguém, e lá cometeu os abusos sexuais contra ela.
Outra vítima, uma estudante de 26 anos, contou que eventualmente visitava a casa da família e algumas vezes foi abusada pelo ex-policial. Ainda segundo a denúncia, a moça relatou que o homem teria abusado de uma amiga sua e a beijada a força. Em depoimento na polícia a amiga, hoje 26 anos, confirmou e relatou todo o ocorrido.
Após a prisão, o ex-policial foi encaminhado para o Plantão Policial de Sorocaba, passaria por audiência de custódia ainda nesta terça-feira (17) e seria encaminhado a um presídio para cumprimento da pena de 18 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelo crime de estupro de vulnerável.