Uma grande quantidade de maconha foi localizada na manhã dessa segunda-feira (11) nas dependências de uma empresa do setor madeireiro, em Pilar do Sul, onde detentos do regime semiaberto, do Complexo Penal de Itapetininga, realizavam atividades laborais.
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada via Copom (Central de Atendimento da PM) para prestar apoio ao agente penitenciário, responsável por um grupo de 14 reeducandos que trabalhavam em uma serraria.
No local, o chefe de serviço de apoio técnico administrativo do complexo penal informou aos policiais que aproximadamente um quilo de maconha havia sido encontrado próximo ao local onde os detentos realizavam as refeições.
A droga estava dentro de uma sacola, embalada em formato de tijolo, dividida em três partes prensadas, com peso total de 986 gramas de maconha.
Assim que tomou conhecimento do fato, o agente penitenciário determinou a retirada imediata dos detentos das dependências da empresa, reunindo o grupo no interior de um automóvel van utilizada para o transporte deles, até a chegada da equipe de escolta e da Polícia Militar.
Como não foi possível identificar o responsável pelo entorpecente, os reeducandos foram posteriormente liberados para retornar ao presídio em Itapetininga.
O agente penitenciário acompanhou a apreensão do material pela PM, até a Delegacia de Polícia de Pilar do Sul, onde foi registrado boletim de ocorrência de apreensão de objeto, sem autoria identificada.
A ocorrência foi apresentada pelo próprio agente responsável pelo grupo. O caso será investigado pela polícia, mas uma das hipóteses aventadas é de que a droga tenha sido “plantada” no local para, posteriormente, ser transportada para o interior da penitenciária.
O entorpecente estava dividido em três partes e suspeita-se que o destino dela seria o interior do presídio / Foto: PM