A partir dessa semana, o município de Pilar do Sul deu início a uma nova fase na coleta, tratamento e disposição final de resíduos, rumo a um futuro mais sustentável.
A Prefeitura firmou uma PPP (Parceria Público Privado) com a empresa CORPUS Saneamento e Obras S/A para realização de gestão total e manejo dos resíduos sólidos no município.
A PPP, que foi firmada seguindo todos os trâmites legais e licitatórios, contempla o tratamento e a disposição final dos resíduos gerados em nossa cidade com tecnologias modernas, alinhadas as políticas de proteção ao meio ambiente, e o máximo aproveitamento dos resíduos.
Com o processo, os materiais recicláveis serão separados e destinados para valorização. Os orgânicos irão para tratamento, por meio do processo de compostagem, e transformação do restante dos resíduos em Combustível Derivado de Resíduo (CDR), energia limpa para fornos de cimenteiros. Ao final do processo, apenas o rejeito será enviado para destinação final em aterro sanitário.
Para que tudo ocorra com transparência e dentro da legalidade, a Corpus iniciou processo junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para obtenção de todas as licenças devidas de forma a minimizar os impactos ambientais e melhorar a logística do transporte do material.
“Com a adoção desse sistema, nossa cidade não apenas preservará o meio ambiente, mas garantirá a melhoria da qualidade de vida dos pilarenses, além de promover a geração de emprego e renda no nosso município”, ressaltou o prefeito Marco Aurélio Soares (Marquinho da Autoescola).
Fonte: Prefeitura de Pilar do Sul
Leia também:
Prefeitura apresenta projeto de implantação de novo aterro sanitário