Foi realizada na nesta sexta-feira, 1° de janeiro, na Câmara Municipal a Sessão Solene de posse do prefeito reeleito de Pilar do Sul, Marquinho da Autoescola (DEM), do vice-prefeito Marcos Fábio (PDT) e dos 11 vereadores eleitos em 15 de novembro, último, para o período de 2021 à 2024.
Por ter sido a mais votada, dentre todos postulantes ao cargo de vereador, coube a vereadora Elaine Ramos (PDT) presidir a cerimônia e dar posse aos seus pares, bem como ao prefeito e o vice-prefeito.
Elaine iniciou a sessão explicando a situação atípica, por conta das medidas de prevenção do novo coronavírus (Covid-19), que restringiu a sessão apenas aos próprios eleitos e funcionários da Câmara.
Antes das execuções dos hinos nacional e municipal, a presidente solicitou um minuto de silêncio em memória das vítimas dessa pandemia.
Em seguida os vereadores fizeram a afirmação solene de bem desempenhar seus mandatos, segundo o regimento interno da casa, com dedicação e lealdade, respeitando a constituição e as leis e defender os interesses do município, e assinaram o termo de compromisso e posse.
Depois foi a vez do prefeito e do vice-prefeito fazerem as mesmas afirmações, onde se comprometeram em manter, defender e cumprir as constituições federal e estadual, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral dos munícipes e exercer seus cargos de forma a respeitar a democracia, a legitimidade, a legalidade, a impessoalidade, a eficiência, a publicidade, e a moralidade com a coisa pública.
Em seus pronunciamentos, os vereadores, prefeito e vice ocuparam quase que todo o tempo de seus discursos para relembrar a campanha política e fazer agradecimentos a familiares, apoiadores de campanha e correligionários por suas eleições.
Em tom conciliador, o vice-prefeito Marcos Fábio conclamou os vereadores a trabalharem unidos com o executivo.
“Quando tiverem algum problema, ligue para o prefeito, ou para a pessoa que possa elucidar a dúvida de vocês”, disse.
“O executivo espera um legislativo forte e atuante, que realmente sejam os olhos, os ouvidos e o pensamento da população. Vamos nos unir em prol do município e daqui a quatro anos sairemos com a sensação do dever cumprido”, concluiu o vice-prefeito.
Já o prefeito Marquinho da Autoescola, após os cumprimentos e agradecimentos de praxe, ressaltou algumas realizações de seu governo – desde que assumiu o comando do executivo em junho de 2019, após a cassação do ex-prefeito Toninho da Padaria (DEM), condenado pela Justiça por irregularidades cometidas na Prefeitura (leia
aqui e
aqui).
Se dirigindo aos vereadores, o prefeito disse acreditar que eles farão um bom trabalho em prol da cidade e que eles, vereadores, encontrarão as portas abertas na Prefeitura.
“Peço que todos acreditem no nosso trabalho e vamos juntos nessa batalha, não podemos decepcionar o povo”, disse o prefeito. “Acredito em vocês. As portas da Prefeitura estarão abertas para vocês e o que tiver ao alcance da gente vamos atender os pedidos”, completou.
“Quero agradecer a população que acreditou no DEM e no PDT e devemos honrar a confiança em nós depositada. O povo gostou do meu trabalho, se sou prefeito reeleito é porque o povo me elegeu, acreditou que tenho capacidade. Estou montando uma equipe forte que vai conseguir fazer o que o povo precisa”, finalizou o prefeito.
Leia também: Silvio Yasuda é eleito presidente da Câmara Municipal de Pilar do Sul
Fotos: Divulgação / Câmara Municipal de Pilar do Sul