Projeto fotográfico de jovem pilarense está em exposição Câmara Municipal
Foto: Divulgação
A aldeia do povo Guarani, que foi o foco de Jamilly Proença, de 19 anos, se localiza na zona rural de Tapiraí e o projeto tem como objetivo o conhecimento e o aprofundamento nos costumes dos povos indígenas.
Este projeto fotográfico surgiu da inspiração proporcionada pelo olhar perspicaz de Sebastião Salgado, renomado foto-documentarista dedicado à captura das complexidades sociais, humanitárias e ambientais ao redor do mundo.
Assim como Salgado, Jamilly buscou conhecer e registrar as intrincadas realidades de uma comunidade indígena, desempenhando um papel ativo na desconstrução de estereótipos que muitas vezes obscurecem a verdadeira essência desses povos.
A jovem pilarense conta a sua experiência pessoal. “Foi uma experiencia muito enriquecedora, porque quando saímos da nossa zona de conforto nos deparamos com realidades muito diferentes e é muito gostosa essa sensação de conhecer o que está além de seu horizonte”.
E completa: “Saio com outra visão sobre a comunidade e também sobre a vida. Eles nos trazem muitos ensinamentos, principalmente sobre simplicidade, eles são felizes com o que eles tem, como eles vivem e sempre agradecem".
A exposição ficará disponível na Câmara Municipal de Pilar do Sul de 8 a 22 de abril de 2024, celebrando o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) e o dia da chegada dos portugueses em solo brasileiro.
Confira algumas fotos do trabalho desempenhado pela jovem fotógrafa pilarense:
Jovem fotografa pilarense, Jamilly Proença, realiza projeto em aldeia indígena. Foto: Divulgação
Aldeia indigena em que foi realizado projeto fotográfico por jovem fotógrafa pilarense. Foto: Jamilly Proença