Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Sindicato Rural de Pilar do Sul, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, uma semana de treinamentos de primeiros socorros.
A inspiração para a realização do projeto surgiu a partir de uma reportagem sobre o engasgamento de uma criança em uma creche no Rio de Janeiro e em cumprimento ao estabelecido na Lei Lucas (13.722/18) que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e capacitou aproximadamente 250 profissionais da área da educação, do ensino maternal até o ensino fundamental, entre professores, inspetores, auxiliares, divididos em 5 cursos com 50 pessoas por dia.
O curso é gratuito e desenvolvido no município pelo Senar, por meio do Sindicato Rural, que ofereceu todo o suporte, desde material didático e alimentação, com café da manhã e almoço, com certificação aos participantes.
O curso contou com um conteúdo programático, teórico e prático, executado pelos participantes, como parada cardíaca, hemorragia, asfixia, lesões, amputações, queimaduras, fraturas, desmaios, dores súbitas, etc.
Segundo o Sindicato, ainda faltam alguns funcionários para fazer o treinamento, que são dos setores de cozinha, secretaria e poucos professores que não puderam participar desse treinamento, mas que o Senar pretende repetir o curso em setembro e concluir a capacitação de todos os profissionais da área de educação do município, e também a população que quiser realizar o curso.