25/03/2020 | 12:10 - Atualizada em 25/03/2020 | 13:28
Bancos mudam horário de expediente e orientam beneficiários do INSS
O atendimento será das 10h às 14h (para o público geral) e a partir das 9 horas para aposentados e pensionistas do INSS
Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br
Foto: Sérgio Santos / Portal Pilar News
O Banco do Brasil divulgou nesta terça-feira (24) um comunicado orientando beneficiários do INSS a utilizarem outros meios para resolver suas demandas e para receber o pagamento dos seus benefícios, antes de ir a uma agência.
As orientações são no sentido de evitar que, principalmente, os idosos vá as agências, uma forma de conter o avanço do coronavírus e, durante esse período, o atendimento será contingenciado, com horários diferenciados.
O Banco do Brasil lembra que com o cartão do INSS o aposentado ou pensionista pode fazer suas compras, bastando usar a função débito nos estabelecimentos (farmácias, mercados, padarias, etc.), utilizando a mesma senha do banco.
Outra medida é avaliar a utilização do aplicativo BB no celular, internet ou outros meios de pagamento (cartão de crédito ou débito).
Em caso de necessidade o usuário deve procurar os terminais eletrônicos, banco 24 horas, lotéricas ou correspondentes, evitando horários com grande fluxo e respeitando a distância de dois metros de outras pessoas.
A prova de vida foi adiada e poderá ser feita posteriormente. O INSS não bloqueará o pagamento do benefício daqueles que não fizerem a prova de vida nos próximos 120 dias. Neste período não há necessidade de ir a uma agência do Banco do Brasil.
Caso precisar falar com o banco, pode ser usado o WhatsApp (61) 4004-0001 ou pela central 0800-729-0001.
Novos horários de atendimento
A partir desta quarta-feira, 25 de março, as agências bancárias de todo o país estarão funcionando em novo horário.
Durante o período, o atendimento será das 10h às 14 horas (para o público geral) e para aposentados e pensionistas das 9h às 10 horas, exclusivamente para beneficiários do INSS.
As alterações foram definidas e autorizadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com o objetivo de conter o avanço o novo coronavírus (Covid-19).
Durante o período, as agências estão funcionando com limite de pessoas e apenas com transações essenciais.