Pilar do Sul comemora nesta terça-feira o seu aniversário de 83 anos de emancipação política e administrativa, autonomia conquistada em 5 de novembro de 1936.
O município comemora dois aniversários. Além da emancipação, também é celebrado o aniversário de fundação da “Vila do Pilar”, ocorrido em 11 de maio 1877 - 59 anos antes da conquista definitiva da autonomia, período que o município passou por instabilidades políticas.
A então vila do município de Sarapuí conquistou a sua primeira emancipação em 12 de maio de 1891. 43 anos depois, em 1934, com dificuldades para se desenvolver, Pilar perdeu a condição de município e passou a ser uma vila de Piedade. Dois anos depois, em 1936, reconquistou a sua autonomia, que agora completa 82 anos.
Programação de Aniversário
A Prefeitura de Pilar do Sul não divulgou nenhuma atividade festiva.
Até a manhã desta terça-feira no site oficial da Prefeitura, bem como em seus perfis nas redes sociais, não havia sido publicado nenhuma programação alusiva ao aniversário do município.
Já Câmara Municipal realizará no sábado, 10 de novembro, uma Sessão Solene comemorativa ao 83º aniversário de emancipação do município e lançamento do projeto de construção da sede própria do legislativo.
Na mesma sessão serão concedidos títulos de cidadãos pilarenses a quatro personalidades, José Roberto de Carvalho, Regiane Kopp Rodrigues Rosseto, Maria Madalena Pentereichi e Rodolfo Sieg, de cidadão benemérito a Miguel Guedes de Carvalho e de mérito desportivo a Deniz da Cruz Oliveira
A sessão será a partir das 10 horas no plenário Orlando Estevam de Oliveira - Rua Cel. Moraes Cunha, 457 - Centro, e será comanda pelo vereador João Batista (PTB), presidente da Câmara Municipal.
História
A história de Pilar do Sul começa em meados de 1850, quando tropeiros, caçadores e mineradores passavam pela cidade a procura de metais preciosos. Famílias de Minas Gerais vieram à cidade e utilizava o local, conhecido pelas pedras usadas para pilar a carne, um dos motivos para a cidade chamar-se Pilar. O pilar também era usado para curtir couro dos animais caçados. O local também ganhou esse nome graças à religiosidade das famílias mineiras, que tinham grande devoção a Nossa Senhora do Pilar, uma Santa Espanhola.
Em 1865, o tenente Almeida adquiriu uma sesmaria na região e trouxe escravos para montar uma fazenda agrícola e, em seguida, ergueu uma pequena capela em homenagem ao Bom Jesus do Bonfim, o qual era devoto. Em 1868, o tenente doou um terreno para a Paróquia da Diocese de Sorocaba. Em 1877, João Batista Ribeiro, com autorização do Bispo da época, fundou a Vila de Pilar elevando-a a categoria de Paróquia, por lei Providencial. Em 12 de maio de 1891, por meio de um decreto, a vila se tornou município. No dia 20 do mesmo mês instalaram uma intendência nomeando Euzébio de Moraes Cunha como primeiro prefeito de Pilar.
O município enfrentou muitas dificuldades para se desenvolver durante o século XX. As precárias estradas e pouco desenvolvimento da agricultura causou a estagnação e resultou na perda de autonomia política, tornando-se então, distrito do município de Piedade, em 1934.
No dia 5 de novembro de 1936, Pilar reconquistou sua autonomia e voltou a ser município.
Em março do ano seguinte, Eugênio Theodoro Sobrinho tomou posse como primeiro prefeito eleito. No mesmo ano, a Câmara de vereadores aprovou uma lei que doava lotes a todos que quisessem construir prédios de qualquer natureza. Em 1944, o município passou a ser chamado de Pilar do Sul.
