21/01/2019 | 17:41 - Atualizada em 18/02/2019 | 22:21
APPC celebra início da colheita da uva Pilar Moscato em Pilar do Sul
A expectativa de colheita é de 470 toneladas da fruta, aumento de 30% em relação a safra anterior
Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br
Carlos Akira Morioka, presidente da APPC
Foto: Sérgio Santos / Pilar News
A Cooperativa Agroindustrial APPC (Associação Paulista dos Produtores de Caqui) realizou no sábado (19) a cerimônia oficial de início da colheita da uva Pilar Moscato.
O evento foi realizado na propriedade de Carlos Akira Morioka, presidente da APPC, e contou com aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, fornecedores, compradores, distribuidores e parceiros da entidade.
Os convidados foram recepcionados com um ‘fruit break’ no recinto Chico Mineiro, mesmo local onde foi realizado o almoço e um leilão beneficente em prol da Associação do Bem Estar do Menor (Assobem Kanguru).
No sítio de Akira Morioka foi realizada uma celebração budista de agradecimento pela boa safra e colheita da fruta e uma palestra explicativa sobre o processo de produção, desde o plantio, o trato e manejo com as plantas e a colheita da fruta.
A uva Pilar Moscato se destaca pelo seu alto teor de doçura, com no mínimo 18 graus brix, contra 14 graus brix das uvas tradicionais, e por não ter semente, além de ser até cinco vezes mais caras que as uvas tradicionais.
Expectativa de colheita
A expectativa de colheita da uva Pilar Moscato para a safra 2018/2019 é de 470 toneladas, um aumento de 30% em relação a safra anterior.
Para Vitor Bom, engenheiro agrônomo da APPC, o aumento se deve a fatores climáticos favoráveis, o aumento da área plantada e a idade das plantas, que, na sua maioria, estão chegando à fase produtiva ideal.
A Cooperativa Agroindustrial APPC conta com 38 cooperados, dos quais 28 produzem a uva Pilar Moscato. A área plantada da fruta é de 70 hectares em Pilar do Sul.
Fotos: Sérgio Santos / Portal Pilar News
-
Luiz Camargo
23/01/2019 | 00:00
Essa uva vale cada real pago por ela. As da qualidade premium, produzidas pelo senhor Morioka Sam, são para se comer ajoelhado. Espero sempre por essa época para dar esse prazer ao meu paladar.