Pilar do Sul é destaque nacional quando o assunto é responsabilidade fiscal. É o que aponta o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional, divulgado em 17 de junho. E Pilar do Sul foi um dos poucos a alcançar a nota A, recebendo Selo de Qualidade, alusivo ao exercício de 2023.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi - Ranking Siconfi - é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional - STN - cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi - Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
Pilar do Sul está na 52ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, obteve 145.6 e 98,4% de acertos. Sendo o 2ª melhor colocado em todo o Estado de São Paulo, dentre os 645 municípios.
A colocação de Pilar do Sul mostra que a Administração tem respeito e compromisso com o orçamento público, atingindo a maior classificação do município no indicador do Tesouro Nacional, ficando com a nota A.
O ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados. A nota de Pilar do Sul consolida o compromisso com a gestão fiscal e contábil.
Veja o ranking: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_municipios