Pilar do Sul - SP, domingo, 14 de abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Entretenimento

12/06/2023 | 15:49 - Atualizada em 12/06/2023 | 16:49

Entre, experiência imersiva em realidade virtual, em Pilar do Sul quinta e sexta-feira

Da Redação | redacao@pilarnews.com.br

Entre, experiência imersiva em realidade virtual, em Pilar do Sul quinta e sexta-feira

Exposição usa realidade virtual, elementos do teatro e de performance

Foto: Julio Salvo / JF Gestão de Conteúdo

Mesclando elementos da instalação, da performance, do teatro e realidade virtual, com ações realizadas no ambiente físico e virtual - por meio de óculos de realidade virtual - a exposição “Entre” está em sua 2ª edição e, nos próximos dias 15 e 16, o projeto estará em Pilar do Sul, no Centro de Promoção Cultural e Turismo, localizado na Rua Major Euzebio de Moraes Cunha, 297, no Centro, com cinco sessões em cada dia, entre 13h e 19h.

Diferente da temporada de 2022, neste ano, a mostra circulará por diversas cidades. Segundo os organizadores, a iniciativa tem o objetivo de promover a democratização do acesso à arte e novas tecnologias. “Escolhemos cidades do interior de São Paulo com menos de 50 mil habitantes com o intuito de descentralizar das médias cidades”, afirma Andressa Moreira, coordenadora geral e diretora de produção do projeto.

O projeto já passou por Araçoiaba da Serra, cidade também situada na região metropolitana de Sorocaba, e São Bento do Sapucaí, localizado no Vale do Paraíba. A mostra ainda circulará por Charqueada, Cananeia e Monte Aprazível.
 
Cada exibição durará em média 30 minutos, com capacidade para dez espectadores por sessão e classificação indicativa para a partir de 16 anos. “Nas cidades em que o ‘Entre’ circulará, serão realizadas cinco sessões diárias, por dois dias, em cada local. O objetivo, até o final da temporada, é o de chegar a 600 pessoas imersas nessa expressão artística”, detalha a coordenadora.
 
“A circulação pelas cidades escolhidas tem o intuito de construir aproximações poético/afetivas, aproximar e facilitar o acesso às discussões cênicas, no que diz respeito à relação entre corpos e novas tecnologias”, reforça Andressa Moreira, que também é gestora da AUA Produções - Produtora de Eventos e Projetos Artísticos - que está realizando o projeto.
 
Além da exposição, antes de todas as apresentações, acontecerá um bate papo realizado pelo idealizador e diretor artístico de “Entre”, Robson Catalunha.
 
A conversa intitulada “Criação, Corpo e Tecnologia - Realidade Virtual em Debate” terá duração de 20 minutos, sendo realizada antes da execução da obra. O bate papo é dirigido a todo o público presente, com o intuito de discutir tanto as questões relacionadas à criação, corpo e tecnologia, como as temáticas que cada artista evoca com suas corporeidades-identidades.
 
O formato de exibição

A exposição proporciona autonomia ao público, oferecendo a liberdade de se deslocar pelas instalações presenciais e girar o corpo em 360º, com o auxílio de óculos de realidade virtual (VR), unindo a tecnologia a uma instalação artística interativa, para investigar as relações do corpo humano com o ambiente e com as performances, dialogando entre si.
 
Robson Catalunha comenta sobre este novo formato artístico exibido. “Nos últimos anos, tenho me interessado em criar trabalhos que proporcionem uma autonomia ao público. Paradoxalmente, a tecnologia foi a forma que encontrei de criar uma experiência nesse sentido”, ressalta.
 
Já Felipe Cruz, diretor de arte, explica que a adaptação necessária para a 2ª edição do “Entre”, em comparação com a primeira, foi por questões logísticas, das viagens entre as cidades, sem comprometer as concepções dos elementos cênicos. “Nosso desafio é criar um elo entre o trabalho e o espectador. A exposição interativa cria uma proximidade única para quem vivencia-la”.
 
Tecnologia a favor da arte por meio da realidade virtual

Resultado de uma investigação (2020-2021) sobre comportamentos de corpos diante das novas tecnologias, “Entre” é uma experiência dividida em três partes: a primeira será composta por três ambientes, nos quais intermediadores conduzem e orientam os visitantes durante a experiência, a partir de uma conversa inicial com o público e elementos que compõem a segunda parte do trabalho.
 
Em um determinado momento, após um tempo de fruição, o público será convidado para assistir a segunda parte da obra, que se dará por meio do uso de óculos de realidade virtual. Ambas as partes estão conectadas pelas mesmas temáticas e se complementam.
 
Após a experiência em realidade virtual, o público "retorna" ao ambiente físico e observará as mesmas instalações vistas na primeira parte, entretanto, depois de ter vivenciado a experiência em realidade virtual, ressignificando o que foi visto anteriormente.
 
Além deste projeto, Robson Catalunha esteve por trás de outros trabalhos artísticos envolvendo realidade virtual, como “O Híbrido”, obra indicada ao Prêmio APCA (2021), selecionada para o Festival de Torino (Itália) e Festival de Cannes (França).
 
“Entre é um trabalho que proporciona autonomia ao público, que tem a liberdade de se deslocar pelas instalações presenciais e girar o corpo em 360º, escolhendo aquilo que quer ver, o que faz com que cada pessoa possa ter uma visão completamente diferente de uma mesma obra”, finaliza Robson Catalunha.
 
O projeto foi contemplado no edital nº 10/2022 de ARTES VISUAIS / CIRCULAÇÃO DE EXPOSIÇÃO / do PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL - ProAC do Governo do Estado de São Paulo, escolhido pela Comissão Julgadora, entre mais de 100 projetos inscritos.
 
SERVIÇO:

Horários das sessões: 13h - 14h30 - 16h - 17h30 - 19h
Capacidade: 10 pessoas por sessão
Classificação indicativa: 16 anos
*Retirada de ingressos no local, com 1h de antecedência do horário de cada sessão
Evento gratuito
 
FICHA TÉCNICA:

Diretor artístico: Robson Catalunha
Diretor de arte: Felipe Cruz
Performers - pesquisadores e criadores: Daia Moura, Douglas Emilio e Hércules Soares
Coordenadora geral e diretora de produção: Andressa Moreira
Produtora: Magda Barbosa
Monitoria: Joéssica Borges e Ketlyn Azevedo
Designer Gráfico: Laerte Késsimos
Assessoria de Imprensa: Juliana Ferraz e Beatriz Jarins - JF Gestão de Conteúdo
Social Media: Fernanda Ellen e Pedro Shiroma Pinto - Óh Quem Fala Digital
Assessoria Contábil: Karen Amorim - Amorim Consultoria Contábil
Motorista: Reginaldo Borges de Carvalho
Idealização: Robson Catalunha
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa e Aua Produções

 
Parceria:

Prefeitura de Araçoiaba da Serra - Secretaria de Turismo e Cultura
Prefeitura de São Bento do Sapucaí - Sec. de Turismo, Cultura e Desenvolvimento
Prefeitura de Pilar do Sul - Secretaria de Cultura e Turismo
Prefeitura de Charqueada - Secretaria de Governo
Prefeitura de Cananéia - Departamento de Cultura
Prefeitura de Monte Aprazível - Assessoria de Cultura

 
Participaram do processo de criação:
 
Participações (cena Hércules Soares): Tania Soares, Helen Soares e Nilson Madureira de Almeida
Provocadora artística: Cleide Riva Campelo
Consultoria de luz: Roberto Gill Camargo
Equipe de arte: Ketlyn Azevedo e Marcelo Simões
Maquiagem: Be Hemp e Ketlyn Azevedo
Trilha sonora original: Henrique Ravelli
Produtor: Rafael Ferraz
Consultor de realidade virtual e captação de vídeo: André Stefano
Design 3D (cena Douglas Emilio): Bruno Ducatti
Editor de vídeo: Rodrigo Rímoli



ENTRE oferece ao público a liberdade de se deslocar pelas instalações e assistir a performances em 360º, com o auxílio de óculos de realidade virtual / Foto: Tiago Roma / JF Gestão de Conteúdo.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet