A Guarda Civil Municipal de Pilar do Sul já é realidade. Nesta segunda-feira (5) aconteceu a aula inaugural do curso de formação da primeira turma da GCM pilarense, que conta com quinze candidatos aprovados em concurso público, sendo 12 homens e 3 mulheres.
O treinamento deles será feito na EFAE - Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização da Guarda Civil de Sorocaba, por meio de uma parceria da Prefeitura de Pilar do Sul com a Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba.
Na cerimônia, que foi realizada no espaço da EFAE e que contou com diversas autoridades, os prefeitos Marco Aurélio Soares e Rodrigo Manga assinaram o termo de cooperação entre os municípios de Pilar do Sul e Sorocaba para a formação dos GCMs pilarenses.
Segundo Anderson Luiz, secretário municipal de segurança e comandante da Guarda Municipal de Pilar do Sul, o curso terá duração de seis meses, com 800 horas de aulas de ensinamento técnico-profissional, necessário ao exercício do ofício de guarda civil, e a previsão é que a GCM comece a atuar no município a partir de janeiro.
O evento marcou o início das aulas do curso de formação de 38 GCMs das cidades de Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó, mediante convênio assinado com as Prefeituras dessas localidades com a Prefeitura de Sorocaba.
Prefeitos Rodrigo Manga (Sorocaba), Marquinho da Autoescola (Pilar) e Matheus Marum (Salto) / Foto: Divulgação.