O sargento Jefferson e os soldados Joaquim, Osnei e Wagner foram homenageados pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital, na quarta-feira, 17.
Os bravos Policiais Militares receberam a Medalha da Defesa Civil, diretamente das mãos do governador, em reconhecimento da atuação deles em um resgate à vítimas de um acidente de trânsito.
Em uma noite chuvosa de 29 de janeiro
(leia aqui), o motorista perdeu o controle em uma curva e o veículo em que estavam as três pessoas caiu de uma ribanceira, dentro de um lago.
Ao chegarem ao local, Joaquim e Osnei, juntamente com o sargento Jefferson e o soldado Wagner, ambos de Salto de Pirapora, adentram o lago e resgataram as duas mulheres que estavam no interior do veículo submerso. Infelizmente uma delas não resistiu e veio a falecer, mas uma delas foi salva, graças ao heroísmo dos policiais.
No mesmo evento, em que foram celebrados os 47 anos de atuação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, foram homenageados os profissionais que trabalharam no resgate às vítimas da tragédia de São Sebastião e na missão humanitária enviada à Turquia após um terremoto devastador no início do ano.
A Medalha Defesa Civil simboliza a relevância da Defesa Civil no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas.
A cerimônia contou ainda com as presenças da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, do Secretário de Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, Henguel Ricardo Pereira, do comandante da 2ª Cia./PM, capitão Cesar Roberto Feitosa, dentre outras autoridades.
Capitão Feitosa e os policiais homenageados / Foto: Divulgação / Polícia Militar