A Prefeitura de Pilar do Sul comemora a chegada do Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UniVesp, primeira universidade pública e gratuita do município. A unidade acadêmica funcionará na EMEF Hilda Holtz Carvalho, onde já abriga o Polo da ETEC (Escola Técnica Estadual) e o EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A modalidade de ensino da UniVesp é à distância (EAD), com proposta de uso da sala física na escola Hilda, onde os alunos poderão utilizar computadores, impressoras e acessar a internet, assistir aulas online, postar trabalhos e pesquisa e, obrigatoriamente, fazer as provas, além de solicitar serviços da secretaria acadêmica e contar com apoio dos orientadores, profissionais de carreira da Prefeitura.
Para Pilar do Sul foram disponibilizadas 90 vagas em nove cursos de graduação: pedagogia, letras, matemática, ciência de dados, tecnologia da informação, engenharia de computação, engenharia de produção e administração e tecnologia em processos gerenciais.
As inscrições para o processo seletivo das primeiras turmas já estão abertas e o período de inscrição vai de 22 de março à 25 de abril pelo site
vestibular.univesp.br ou de forma presencial no Polo.
Mais informações sobre a unidade de Pilar do Sul da UNIVESP, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone
3278-9710.
O Termo de Cooperação com o Governo do Estado de SP para a implantação de polo em Pilar do Sul foi viabilizada pela administração do prefeito Marco Aurélio Soares (Marquinho da Autoescola), por meio Secretaria Municipal de Educação.
“Desde que assumimos a pasta em 2017, um dos nossos objetivos era trazer a UniVesp para nosso município. Mas por conta da pandemia, o processo ficou parado. No ano passado, quando da inauguração da creche-escola no Jardim Esperança, entreguei pessoalmente para o Rossieli Soares (secretário estadual da educação) a reiteração da solicitação, que foi atendido. Como educadora, estou extremamente feliz por esta conquista do povo pilarense”, disse Vera Nicomedes, secretária municipal de educação.
Para o prefeito Marquinho da Autoescola, a chegada da Universidade é uma grande conquista para Pilar do Sul.
"Nossa administração não mediu esforços para trazer a UNIVESP para o nosso município e proporcionar mais essa oportunidade para que nossos jovens possam realizar o sonho de cursar uma graduação numa universidade pública, gratuita e de qualidade, e se qualificar para o mercado de trabalho. Estou muito feliz com a concretização desse projeto”, disse o prefeito.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).
A Univesp conta com mais de 50 mil alunos. Além dos seis cursos oferecidos no último vestibular: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS).
Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garante a interação do discente com o facilitador. Em 2021, a universidade passou 374 polos para 412 (374 implantados e 38 em processo de implantação).
Prefeito Marquinho da Autoescola e Vera Nicomedes, secretário de educação / Foto: Divulgação.