Aconteceu na sexta-feira (10) na Prefeitura Municipal a posse dos membros do Conselho Tutelar de Pilar do Sul. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito Marco Aurélio Soares, o Marquinho da Auto Escola (DEM), que, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMDCA), deu posse aos conselheiros.
A cerimônia foi conduzida pela secretária de desenvolvimento e integração social, Luci Dias de Góes, representando o CDMDCA, e contou com integrantes de entidades representativas das crianças e adolescentes, como o AACA, APROAPI, Somos da Paz e Comunidade Cristã Pilarense.
Eleitos por votação direta da população, em pleito realizado em 6 de outubro (leia
aqui), os novos membros do Conselho Tutelar terão mandato para o quadriênio 2020/2023 e já começaram a trabalhar imediatamente após a posse.
Os conselheiros têm como responsabilidade o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias. Eles recebem denúncias, verificam situações e aplicam as medidas de proteção, sempre que os direitos reconhecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) forem ameaçados e/ou violados.
O prefeito Marquinho ressaltou a relevância pública e a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Tutelar, a vocação e missão dos conselheiros, bem como a necessidade de atuação articulada com outros atores e setores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, reafirmando o apoio da administração municipal na consecução dos objetivos do Conselho Tutelar.
“Parabenizo cada um pela eleição e desejo sucesso e bom trabalho a vocês. Em breve o Conselho estará em nova sede e com um veículo melhor e mais confortável para o desenvolvimento de seus trabalhos. Contem comigo”, disse o prefeito.
A nova composição do Conselho Tutelar tem Tiago Jerônimo, Lene Maciel, Cidinha Terao, Tati Marchesini e Adriana Almeida, como membros titulares, e Benedito Bueno (Tuka), Nilson Alberto de Campos, Bruna Caroline de Camargo Jesus, Vera Sédia e Nilce Asiático, como suplentes.