Horário de verão termina hoje em SP, nove estados e no DF
Motivo de alegria para uns e de tristeza para outros, o horário de verão termina à zero hora deste domingo (17). Com isso, os relógios terão que ser atrasados em uma hora (voltarão para 23h) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro para moradores de 10 estados e do Distrito Federal.
Até 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro, mas atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.
Horário de verão em 2019
Este ano, a adoção do horário de verão ainda é uma incógnita, e caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir.
O horário de verão foi criado com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.
Mas estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontaram que em termos de economia de energia, a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”.
“A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro, muito em função da mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro”, destaca o documento enviado à Casa Civil.
Para Dalmo Rebello, diretor de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB), o horário de verão é importante para que o sistema, que nessa época, tem a demanda aumentada pelas altas temperaturas, não tenha sobrecarga.