Guarda Municipal salva bebê engasgada em Pilar do Sul
A ação rápida dos Guardas Municipais Ribeiro e Vieira salvou a vida de uma bebê que se encontrava asfixiada por engasgamento na noite desta sexta-feira (6) em Pilar do Sul.
Segundo o relatório da GCM, os agentes voltavam de uma escolta de presos à Sorocaba quando foram repentinamente interceptados por um veículo ocupado pela família da pequena Ester, de apenas 20 dias, que estava engasgada e não apresentava sinais vitais.
A mãe, Maria, estava desesperada, pois sua filha já se encontrava desfalecida. O pai, Felipe, pediu aos GCMs para que realizassem o socorro de sua filha.
De imediato os guardas passaram a realizar manobras para desengasgar a pequena Ester e iniciaram o deslocamento de emergência até o pronto socorro da Santa Casa de Pilar do Sul.
Graças ao socorro imediato prestado pela equipe, a pequena Ester chegou ao hospital com seus sinais vitais já restabelecidos, permanecendo em observação e, após algumas horas, recebeu alta.
Depois de deixarem o hospital, os pais da bebê Ester foram até a base da GCM para agradecer a equipe e tirar uma foto com os guardas que salvaram a vida de sua filha.
O procedimento realizado pelos GCMs é chamado de “Manobra de Heimlich”, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgo.
Graças à ação rápida e precisa dos agentes, o momento de tensão e desespero terminou em alívio para todos os envolvidos, principalmente os pais.
Parabéns a gloriosa Guarda Civil Municipal de Pilar do Sul!