Clayton Machado é eleito o novo prefeito de Pilar do Sul
Em eleição realizada nesse domingo (6), o atual vereador Clayton Machado (Republicanos) venceu a disputa contra Beto Jordão (PSD) e Paulinho da Cadeira de Rodas (PL) e foi eleito prefeito de Pilar do Sul.
Clayton Machado obteve 6.753 votos, um percentual de 43,12% dos votos válidos, 761 votos a mais que Beto Jordão, que obteve 5.992 votos (38,26%). Paulinho da Cadeira de Rodas obteve 2.915 votos (18,61%) e ficou em terceiro e último lugar na corrida eleitoral.
O resultado oficial foi divulgado pelo TSE por volta de 19h, mas por volta de 17h30 os republicanos já haviam contabilizado os boletins de urna, emitido pela justiça eleitoral logo após o encerramento da votação, e eleitores e correligionários de Clayton Machado tomaram as ruas numa grande comemoração pela vitória e celebração democrática.
Clayton Álvaro Machado tem 41 anos, é formado em comunicação social - relações públicas, pela FKB, de Itapetininga, é casado e pai de três filhos. Ele está no segundo mandato de vereador, onde se destaca por seu perfil atuante, e foi a primeira vez que concorreu ao cargo de prefeito.
Sua vice-prefeita é a servidora pública, e também vereadora, Elaine Nogueira Ramos (Elaine do Posto de Saúde). Ela tem 54 anos de idade, e está no segundo mandato de vereadora, sendo a mais votada no pleito de 2020 para o legislativo pilarense.
Brancos, nulos e abstenções foi maior que a votação do prefeito eleito
O que chama a atenção na apuração é que a quantidade votos brancos, nulos e abstenções somaram 6.966 votos, maior que a votação obtida pelo prefeito eleito, que obteve 6.753 votos. Veja:
O fato mais marcante da eleição para vereador foi que Miguel Guedes, mesmo sendo o segundo mais votado, com 548 votos, não foi reeleito, pois seu partido (PSB) não alcançou o quociente eleitoral para obter uma cadeira na Câmara Municipal.
Dos atuais vereadores, apenas Vagner Batista (MDB), Pedrinho Vila Nova (PSD) e Luiz Brisola (PSDB) foram reeleitos. A renovação foi de 72% e a partir de 2025 teremos 8 novos vereadores, sendo que desses apenas Karla do Dalton já foi vereadora, os demais ocuparão o cargo pela primeira vez.
A coligação do prefeito eleito fez apenas três vereadores e, em tese, teria 8 vereadores de oposição. A coligação de Paulinho da Cadeira de Rodas fez três vereadores e de Beto Jordão cinco vereadores. Mas, curiosamente, em Pilar do Sul raramente existe bancada de oposição e a tendência é que, rapidamente, Clayton Machado articule uma maioria confortável na Câmara Municipal que lhe permitirá uma tranquila governabilidade.