Clínica PilarMed já oferece ultrassom 4D, com imagem e som em tempo real do bebê
Desde sua introdução à medicina obstetrícia, o ultrassom 2D (duas dimensões: imagem e som) ou ultrassom morfológico, tem sido indispensável para a realização de um bom pré-natal. Além do sexo do bebê, por meio dele é possível avaliar o desenvolvimento e a formação fetal, identificar síndromes e também malformações.
Com base no exame, medidas preventivas podem ser tomadas ao longo da gestação para impedir a continuidade de alguma doença infantil e garantir que o recém-nascido tenha a melhor saúde possível.
A ultrassonografia 3D, por sua vez, é uma evolução do método 2D, que torna o resultado mais próximo da realidade. A diferença é que a imagem ganha profundidade e, por consequência, relevo, possibilitando que se vejam os detalhes da feição do feto.
Assim como no 2D, o exame tridimensional permite que se imprima uma foto, que pode ser a primeira lembrança visual do bebê.
Agora, chegando ao 4D temos mais um elemento acrescido ao exame que é o fato de as imagens em movimento e volume e o som poderem ser visualizados em tempo real, como um vídeo mesmo. Por meio dele, os pais podem ver o movimento de todo o corpo, como o abrir e fechar de boca, movimento das pernas, entre outros.
O período mais indicado para se realizar o exame de ultrassonografia 4D é entre a 26ª e a 30ª semana de gestação. Isso porque, neste período, o feto começa a criar tecidos gordurosos – depósitos de gordura – pelo corpo, permitindo melhor leitura e imagens mais nítidas de sua aparência e órgãos.
Após esse período é possível se obter boas imagens do bebê, mas o trabalho fica complicado devido ao seu crescimento, ocasionando menos espaço dentro do útero.
Os especialistas alertam para a importância de um profissional capacitado para realização do exame, na captação e leitura de todas as informações que a ultrassonografia 4D oferece.
Em Pilar do Sul o exame de Ultrassom 4D está disponível na Clínica PilarMed - Medicina Especializada, do Dr. Klauber G. Borges, sob a responsabilidade do Dr. Felipe Aguera, médico radiologista.
Currículo Dr. Felipe
Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Dr. Felipe Aguera é especialista em radiologia do abdome pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, mestre pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, professor adjunto na área de ultrassonografia geral na FATESA-RP por 3 anos, Fellowship no American Institute for Radiologic Pathology - Washington DC, e professor substituto na Faculdade de Medicina de Botucatu.
Serviço
PilarMed - Medicina Especializada Dr. Klauber G. Borges