Curió vence o Toyoda e conquista seu primeiro título na primeira divisão do futsal pilarense
Em uma final emocionante realizada na última quinta-feira (14) o Curió FC confirmou as expectativas, derrotou o Sítio Toyoda Futsal nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar em 1 a 1, e se sagrou campeão do Torneio de Verão de Futsal.
É o primeiro título da primeira divisão do futsal pilarense conquistado pelo Curió FC em sua curta existência, desde que o clube foi criado em 2015.
O jogo confirmou a previsão de ser tenso e equilibrado, já que o Curió tem um grande investimento e montou um elenco recheado de craques. Por sua vez, o Toyoda não se intimidou e também provou ser uma equipe forte, aguerrida e difícil de ser superada, tanto que bateu a fortíssima Transcarvalho na semifinal.
O desenho da partida foi o esperado. O Toyoda abdicou da posse de bola e privilegiou os contra ataques, principalmente por ter perdido o craque Alexandre, um dos pilares do time e um dos destaques da competição, que não pôde jogar a final.
Mesmo desfalcada o Toyoda saiu na frente. Após ótima defesa em chute de Zé Lucas o goleiro Capinha repôs a bola rapidamente no contra-ataque para um de seus craques, Jean, que recebeu cara a cara com Lukas (Curió), não se intimidou e encobriu o goleiro, marcando um golaço e abrindo o placar: 1 a 0.
A partir do gol a tônica do jogo continuou a mesma. Curió mantendo a posse de bola e o Toyoda, além de marcar corretamente, estava totalmente armado para um contra-ataque, que poderia ser mortal.
No segundo tempo o Curió aumentou a pressão e o volume de ataques aumentaram consideravelmente, obrigando o goleiro Capinha a se tornar uma das principais estrelas do jogo, fazendo defesas incríveis e segurando o 1 a 0 que daria o título a sua equipe.
Mas em um erro de troca na marcação a bola rodou e encontrou Clé, sozinho no lado direito do ataque, que bateu cruzado e Paulinho, muito bem posicionado no pé da trave, furou a forte marcação do Toyoda e empatou o jogo: 1 a 1.
A partir daí o jogo ficou mais truncado com a equipe colorada tentando aproveitar o embalo do gol de empate para virar o jogo e os alvinegros acusando o golpe de um gol que poderia ter evitado, mas segurando bem a forte pressão do adversário.
Com o jogo empatado ao final dos 40 minutos a decisão foi para os pênaltis, as equipes chegaram com um certo equilíbrio. O Curió, que mesmo saindo atrás do placar conseguiu buscar o empate, e o Toyoda, que era visto por muitos como uma equipe que não poderia fazer frente ao adversário e não resistiria aos 40 minutos mostrou o contrário e quase venceu o jogo no tempo normal.
Apesar do equilíbrio as equipes chegaram nervosas a decisão perdendo muitos pênaltis e os goleiros Capinha e Lukas com grande atuação.
Com cinco pênaltis para serem batidos o Curió converteu apenas dois, sendo eles batidos por Zé Lucas e Jonis.
Mas o atleta mais decisivo da estrelada equipe foi o goleiro Lukas, que pegou quatro dos cinco pênaltis batidos pelo Toyoda e encerrou a disputa em 2 a 1 para o Curió que conquistou o tão sonhado título da primeira divisão após bater na trave tantas vezes, foi ao topo do pódio do futsal pilarense pela primeira vez em 2022.
O Torneio de Verão de Futsal 2022 foi uma realização da Prefeitura de Pilar do Sul por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).