Casos de covid disparam em todo o mundo e em Pilar do Sul não é diferente
O surgimento da variante ômicron do coronavírus e as celebrações do fim de ano estão levando a recordes diários de contaminações por covid-19 em todo o mundo.
Nos Estados Unidos, a média diária de sete dias de novos casos passou de 1 milhão - com a ômicron presente em 95% dos registros.
Na Europa, a França registrou média diária superior a 270 mil casos novos - o dobro de uma semana atrás. Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda e Grécia também têm novos recordes diários.
Na América Latina, a Argentina registrou mais de 81 mil casos novos em 24 horas e o México teve a maior alta diária de registros. “O que está por vir pode ser muito sério. Precisamos todos estar preparados”, disse James Phillips, chefe de medicina de desastres do hospital da George Washington University.
No Brasil, a média de casos cresceu 253%. Especialistas alertam que o número de pessoas com dupla infecção (covid e gripe) tende a subir nas próximas semanas. Afirmam que não se trata de fato inédito, mas que a novidade está na escala que a combinação pode ganhar. (Fonte: Valor Econômico).
Casos subiram mais de 600% em Pilar do Sul
Em os casos de covid-19 saltaram de 18, na segunda-feira, 3 de janeiro, para 110 contabilizados nesta quarta-feira (5). Um aumento de 612%, com 92 casos positivos em apenas dois dias.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os 110 pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo que a maior parte deles apresentam sintomas leves de resfriado e nenhum precisou ser hospitalizado.
“O aumento (de casos de Covid) era previsto devido às festas de final de ano, porém as medidas serão tomadas, os médicos as equipes de saúde estão atendendo ambulatorial normalmente nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta feira. O CEPASS realiza os testes somente com solicitação médica. A Vigilância Epidemiológica continuará realizando o monitoramento dos casos. Continuamos com a campanha da vacinação da Covid -19 nas Unidades Básicas”, diz o comunicado da Secretaria de Saúde.