Marquinho da Autoescola é o primeiro prefeito reeleito da história de Pilar do Sul
O prefeito Marco Aurélio Soares (DEM) fez história nesse domingo (15) ao ser o primeiro prefeito reeleito da história de Pilar do Sul.
Poucas vezes, desde que o município foi emancipado em 1936, portanto há 84 anos, um prefeito conseguiu fazer o sucessor.
Desde 1992, quando Zaar Dias de Góes elegeu Pedro Mineiro, nenhum outro prefeito conseguiu sequer fazer o sucessor.
A possibilidade de reeleição para o executivo só passou a ser permitida a partir de 1997 e, desde então, nenhum prefeito havia conseguido ser reeleito em Pilar do Sul, muitos nem tentaram.
Mas, numa aliança com o PDT, tendo o vereador Marcos Fábio como candidato a vice-prefeito, Marquinho da Autoescola conquistou a preferência de 6.183 eleitores (42,05%), 1.838 votos a mais do que o segundo colocado, Zé Francisco (PSDB), que obteve 4.345 votos (29,55%).
Erick da Pizzaria, candidato do PSD, que pela primeira vez disputou uma eleição, obteve 3.705 votos (25,20%), enquanto que Takao Yonemura, ex-vice-prefeito e ex-vereador (ambos por duas vezes), obteve uma votação pífia de apenas 472 votos (3,20%).
Câmara renova mais da metade das cadeiras
As surpresas ficaram mesmo reservadas para a eleição dos vereadores eleitos para o quadriênio 2021/2024.
Das 11 cadeiras, cinco serão ocupadas por novatos: Vagner Batista (MDB), Tata da Caixa (PSDB), Silvio Yasuda (PSD), Professor Eli (PDT) e Pedrinho Vila Nova (PSD), além de Miguel Guedes (PSDB), suplente na atual legislatura e que já havia assumido o cargo de vereador por algumas vezes.
Elaine do Posto de Saúde (PDT) foi reeleita com a maior votação: 1.156 votos, enquanto que Clayton Machado (PSD - 617 votos), Luiz Brisola (PSDB - 433 votos / vai para o seu sexto mandato de vereador), Claudia Barros (DEM - 390 votos) e Takashi Iriyama (DEM - 343 votos) também foram reeleitos.
Dos atuais vereadores, João Batista (PTB), que está no quarto mandato de vereador, atual presidente da Câmara, obteve uma votação pífia e não foi reeleito.
Em 2012 João Batista foi o mais votado com 938 votos. Em 2016 sua votação caiu expressivamente para 404 votos e agora obteve apenas 234 votos.
Karla do Dalton (PSDB - 342 votos) também não foi reeleita, ficou como segunda suplente tucana.
Dos atuais vereadores Luiz Antonio Proença (DEM), Marcos Fábio (PDT, eleito vice-prefeito de Marquinho da Autoescola), Paulinho da Cadeira de Rodas (MDB, candidato a vice de Zé Francisco) e Pastor Silvano Carvalho (PODE) não concorreram ao cargo de vereador.
Nova composição da Câmara
Apesar de expressiva votação e de ter sido o primeiro prefeito reeleito de Pilar do Sul, Marquinho da Autoescola não fez maioria na câmara.
Das 11 cadeiras, a coligação DEM/PDT elegeu apenas quatro vereadores e, muito provavelmente, terá que negociar com a Câmara para poder governar.
Os partidos PSDB e PSD conquistaram três cadeiras cada, enquanto que DEM e PDT duas e MDB uma cadeira.