Corrida às UBS’s esgota mais de mil doses da vacina em três horas em Pilar do Sul
A principal recomendação para se evitar a propagação e contágio pelo novo coronavírus é evitar aglomerações. A medida vale para todos, principalmente para os idosos.
Mas, mesmo com a Secretaria de Saúde informando que a campanha vai até maio e que haveria vacina para todos, essa regra foi completamente ignorada no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe realizada nesta segunda-feira (23) em Pilar do Sul.
O grande comparecimento ocasionou em formação de longas filas, principalmente na UBS Terezinha de Moraes Arsilla, no bairro Campo Grande, onde foi montado um "drive-thru" para atender os idosos dentro do carro, e fez com que as 1.100 doses da vacina se esgotassem em pouco mais de três horas.
A Secretaria de Saúde informou que as doses foram zeradas e que aguarda nova liberação pelo Ministério da Saúde.
Toda região encontra-se na mesma situação devido à grande procura pela vacina. A previsão é que o estoque seja reabastecido na próxima semana.
A secretária de saúde, Cássia Queiroz, informou que aguarda a chegada de novas doses para dar continuidade a Campanha, que será amplamente divulgada à população através de informativos.
A vacinação é contra a gripe tradicional (H1N1, H3N2 e Influenza B) e a mesma não tem qualquer eficácia contra o coronavírus. Portanto os cuidados de prevenção a nova doença (Covid-19) devem ser mantidos.