Secretaria de Saúde monta esquema especial para vacinação de idosos
Terá início nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e, tendo em vista as ações preventivas de redução de risco de transmissão e contágio do Covid-19 e para evitar aglomerações, a Prefeitura de Pilar do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, montou um esquema especial de atendimento aos idosos, alvo inicial da campanha.
Nas quatro unidades de saúde da área urbana, Terezinha Arsilla (Campo Grande), Helena Lacerda (Centro), Tereza Almeida Bueno (Jardim Pinheiro) e CAPS (Jardim Colina), foram instaladas tendas nas áreas externas, ou adaptadas alas, para que o idoso não tenha que adentrar as unidades para serem vacinados.
No Centro de Saúde Terezinha Arsilla (Campo Grande) foi utilizada a estrutura já existente, na entrada da unidade, para criar uma espécie de “drive-thru”. Assim, o idoso não precisará descer do carro para ser atendido. O profissional de saúde irá até o carro e aplicará a vacina. Os que estiverem a pé também serão vacinados em frente a UBS.
Nas unidades Nelson Dias de Góes (Bairro Paineira) e Maria Cândida Soares (Jardim Cananéia) a vacinação seguirá o mesmo cronograma anteriormente definido.
A Secretaria de Saúde informa que a Campanha de Vacinação se estenderá até o fim do mês de maio e que, por tanto, não há necessidade de correria aos Postos de Saúde. Que a família oriente os idosos a evitar filas e aglomerações nas unidades.
Pessoas com sintomas respiratórios ou febre não devem tomar a vacina, podendo ser vacinados após o desaparecimento dos sintomas.
Maiores informações na Secretaria de Saúde: Avenida Papa João XXIII nº 1010 - Telefones: (15) 3278-3430 / 3278-3601 / 3278-4250.
Campanha
A Secretaria de Saúde salienta que a vacinação é contra a gripe tradicional, H1N1, H3N2 e Influenza B, que a mesma não tem qualquer eficácia contra o coronavírus. Portanto os cuidados de prevenção a nova doença (Covid-19) devem ser mantidos.
A campanha será realizada em três fases e atenderá inicialmente idosos e profissionais da saúde, gestantes, crianças de até cinco anos, professores, militares, doentes crônicos, indígenas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e deficientes.
Cronograma de vacinação:
A partir de 23/03 – Idosos e profissionais da Saúde;
A partir de 16/04 – Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos;
A partir de 09/05 – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto (até 45 dias), pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e deficientes.
A Vigilância Epidemiológica informou que haverá vacinas suficientes para todos e recomenda que se evitem aglomerações nos locais de vacinação, dando preferência aos horários que estiverem mais tranquilos, uma vez que a campanha se estenderá até o final do mês de maio.
Horário e locais de vacinação - 8h ás 16h:
UBS Terezinha de Mores Arsilla (Campo Grande)
UBS Tereza Almeida Bueno Silva (Jardim Pinheiro)
UBS Helena de Proença Lacerda (Centro)
CAPS Genésio Castanho (Jardim Colinas)
UBS Nelson Dias de Góes (Bairro Paineira)
UBS Maria Cândida Soares (Jardim Cananéia)
Realização: Ministério da Saúde / Prefeitura de Pilar do Sul / Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar/Vigilância Epidemiológica