Caminhoneiro acusado de tentativa de feminicídio vai a Júri Popular nesta sexta-feira em Pilar do Sul
Será julgado nesta sexta-feira (29) o caminhoneiro Juberto de Almeida Bonifácio, conhecido como ‘Giberto Bataia’, acusado de tentativa de feminicídio cometido contra a ex-mulher, Luciana Evangelista de Carvalho Vieira de Oliveira, em 16 de fevereiro (leia aqui).
Segundo a denúncia, desrespeitando determinação judicial que o proibia de se aproximar da ex-mulher, o réu invadiu a residência da filha e desferiu diversos golpes de faca contra a ex-companheira - ferindo seu rosto, mão, braços e pé, só não consumando o ato porque a filha do casal interveio em defesa da mãe.
O Ministério Público, por meio da promotora Patrícia Manzella Trita, requereu a pronúncia do réu, uma vez que, descumprindo as medidas protetivas e utilizando de recurso que dificultou a defesa da vítima, feriu a ex-mulher não consumando o homicídio por circunstâncias alheias a sua vontade.
A defesa do réu, exercida pelo advogado Rodrigo da Silveira Camargo, requereu a desclassificação do crime de feminicídio para lesões corporais, bem como o afastamento da qualificadora de motivo fútil – mas teve os recursos indeferidos pelo Tribunal de Justiça.
Após cometer o crime ‘Giberto Bataia’ fugiu, mas foi preso pela Polícia Militar um mês depois e, desde 16 de março, está preso na Penitenciária Dr. Antonio de Souza Neto, a PII em Sorocaba, aguardando o julgamento.
A sessão pública do Tribunal do Júri, que será presidida pelo juiz da comarca, Ricardo Augusto Galvão de Souza, será realizada no auditório da Câmara Municipal a partir das 13h30.