Por falta de vacinas, não haverá campanha antirrábica em SP neste semestre
A Prefeitura de Pilar do Sul, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, conforme ofício enviado pelo Comitê Estadual de Vigilância e Controle de Raiva, não receberá as doses da vacina antirrábica para a realização da campanha de vacinação de cães e gatos em setembro, como estava previsto.
O desabastecimento das vacinas não ocorre somente no município de Pilar do Sul. Segundo o ofício, a quantidade de doses das vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Pasteur, produtor da VARC, será utilizada apenas em áreas de risco e o estado de São Paulo não está incluído nessa relação de regiões prioritárias pelo órgão.
Para o Ministério da Saúde, são consideradas áreas de risco as localidades que apresentaram casos de raiva animal no período de 2016 a 2019, como os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.
A Prefeitura de Pilar do Sul já solicitou a regularização para distribuição de doses da vacina antirrábica, mas ainda não tem previsão!
Informações no CCZ, ou pelos telefones: (15)3278-2339 ou 99629-1373, ou diretamente no Instituto Pasteur, telefone (11) 3145-3152.