Pilar do Sul - SP, sábado, 21 de setembro de 2019
informe o texto a ser procurado

Vídeos / Geral

10/01/2018 | 15:46 - Duração: 00:05:03

Sistema de produção da uva Pilar Moscato

Nas décadas de 70, 80 e 90 o cultivo de uvas finas de mesa movimentou a economia de Pilar do Sul e região. Era uma atividade rentável e empregava um grande número de pessoas.

Com a banalização do cultivo o  produtor perdeu rentabilidade. Com a crise econômica mundial o Nordeste que produzia, até então, uvas para exportação passou a enviar as uvas para o mercado consumidor do Sudeste. As uvas nordestinas são de altíssima qualidade por serem produtos feitos para mercados internacionais extremamente exigentes. Já as uvas da região de São Paulo e Paraná depende de produtor para produtor.

Existem desde uvas muito boas até aquelas colhidas antes do ponto de maturação (que nunca irão amadurecer) principalmente nas épocas de festas de final de ano. Foi dessa forma que os produtores de São Paulo e Paraná perderam em competitividade para as uvas nordestinas. Muitos abandonaram a atividade ou estão neste processo.

Nesse contexto, um grupo de pequenos fruticultores de Pilar do Sul resolveu inovar no cultivo de frutas. Reunidos em torno da Associação Paulista dos Produtores de Caqui (APPC) apostaram na diversificação de seus cultivos e também no desenvolvimento de frutas diferenciadas. 

A ideia foi  desenvolver um produto em quantidade limitada, de grande qualidade, com origem específica e características diferenciadas. Um produto gourmet. Assim surgiu a marca Pilar Moscato. A ideia não é popularizar a marca a ponto de perder toda a rentabilidade como aconteceu com as variedades tradicionais. A ponto de produtores rurais terem que se humilhar e implorar para que os atravessadores comprem a uva tendo que ficar acenando as mãos na estrada para parar o carro dos atravessadores como acontecia na região.

Ao contrário do que a maioria pensa, é preciso inovar na agricultura também. Cada pequeno produtor deve se reunir em torno de sua própria associação ou cooperativa trabalhando em conjunto e desenvolver seus próprios produtos com suas normas e regras.

A APPC  criou a marca Pilar Moscato para a uva produzida de forma diferenciada. Também a marca Kinsei para sua decopon diferenciada. Para essas duas marcas existem um conjunto de normas e regras que os associados devem seguir para produzir as frutas dentro do padrão estabelecido pela APPC. Só assim podem utilizar as marcas. Só assim o mercado valoriza os produtos e só assim os agricultores deixam de ser reféns do sistema e sobreviver na atividade rural.

Fonte: APPC
 
 
Sitevip Internet