Pilar do Sul - SP, sábado, 19 de outubro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

21/01/2019 | 17:41 - Atualizada em 18/02/2019 | 22:21

APPC celebra início da colheita da uva Pilar Moscato em Pilar do Sul

A expectativa de colheita é de 470 toneladas da fruta, aumento de 30% em relação a safra anterior

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

APPC celebra início da colheita da uva Pilar Moscato em Pilar do Sul

Carlos Akira Morioka, presidente da APPC

Foto: Sérgio Santos / Pilar News

A Cooperativa Agroindustrial APPC (Associação Paulista dos Produtores de Caqui) realizou no sábado (19) a cerimônia oficial de início da colheita da uva Pilar Moscato.

O evento foi realizado na propriedade de Carlos Akira Morioka, presidente da APPC, e contou com aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, fornecedores, compradores, distribuidores e parceiros da entidade.

Os convidados foram recepcionados com um ‘fruit break’ no recinto Chico Mineiro, mesmo local onde foi realizado o almoço e um leilão beneficente em prol da Associação do Bem Estar do Menor (Assobem Kanguru).

No sítio de Akira Morioka foi realizada uma celebração budista de agradecimento pela boa safra e colheita da fruta e uma palestra explicativa sobre o processo de produção, desde o plantio, o trato e manejo com as plantas e a colheita da fruta.

A uva Pilar Moscato se destaca pelo seu alto teor de doçura, com no mínimo 18 graus brix, contra 14 graus brix das uvas tradicionais, e por não ter semente, além de ser até cinco vezes mais caras que as uvas tradicionais.

Expectativa de colheita

A expectativa de colheita da uva Pilar Moscato para a safra 2018/2019 é de 470 toneladas, um aumento de 30% em relação a safra anterior.

Para Vitor Bom, engenheiro agrônomo da APPC, o aumento se deve a fatores climáticos favoráveis, o aumento da área plantada e a idade das plantas, que, na sua maioria, estão chegando à fase produtiva ideal.

A Cooperativa Agroindustrial APPC conta com 38 cooperados, dos quais 28 produzem a uva Pilar Moscato. A área plantada da fruta é de 70 hectares em Pilar do Sul.

Fotos: Sérgio Santos / Portal Pilar News

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luiz Camargo 23/01/2019 | 00:00

    Essa uva vale cada real pago por ela. As da qualidade premium, produzidas pelo senhor Morioka Sam, são para se comer ajoelhado. Espero sempre por essa época para dar esse prazer ao meu paladar.

 
 
Sitevip Internet