Pilar do Sul - SP, domingo, 16 de dezembro de 2018
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidade

01/06/2018 | 15:47 - Atualizada em 02/06/2018 | 06:33

Católicos celebram Corpus Christi com procissão e tapetes coloridos

A celebração foi realizada em conjunto pelas paróquias Bom Jesus do Fim e Nossa Senhora do Pilar

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

Católicos celebram Corpus Christi com procissão e tapetes coloridos

Foto: Divulgação / Paróquia Bom Jesus do Bom Fim

Seguindo a tradição, católicos de Pilar do Sul celebraram nesta quinta-feira (31) a festa de Corpus Christi com missa, procissão e muitos tapetes coloridos, que simboliza a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, momento em que os súditos jogaram roupas e ramalhetes para que ele passasse, como acontecia com reis naquela época.

A celebração foi realizada em conjunto pelas duas paróquias e logo cedo, às 6h30, os fiéis se uniram para montar os tapetes coloridos e decorar as ruas para a passagem da procissão, que expressam o amor dos fiéis por Jesus Cristo e pela Santíssima Eucaristia.

Às 15 horas, no Ginásio de Esportes, foi celebrada a missa pelos padres Elias Soares, da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim (centro) e Leonel Veríssimo, da Paróquia Nossa Senhora do Pilar (Jardim Nova Pilar).

Depois da missa, em comunhão, os fiéis saíram em procissão silenciosa pelas ruas enfeitadas, conduzindo o Santíssimo Sacramento até a Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, onde foi finalizada a solenidade.

Significado de Corpus Christi

Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.

Os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

Fotos: Divulgação / Paróquia Bom Jesus do Bom Fim

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet