Pilar do Sul - SP, segunda-feira, 22 de julho de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidade

29/03/2018 | 16:27 - Atualizada em 29/03/2018 | 16:58

Zoonoses confirma mais quatro macacos mortos por febre amarela

Os quatro animais foram coletados no bairro do Pinhalzinho, zona rural

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

Zoonoses confirma mais quatro macacos mortos por febre amarela

Um dos macacos mortos coletados pela CCZ

Foto: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quinta-feira (29) a confirmação, pelo Instituto Adolfo Lutz, de mais quatro macacos mortos por febre amarela em Pilar do Sul.

Os animais foram coletados no dia 11 de março em uma mesma propriedade rural no bairro do Pinhalzinho. Com isso, subiram para seis os macacos mortos pela doença. Os outros foram encontrados no Jardim Cananéia e no Bairro da Paineira.

A CCZ informou que aguarda ainda o resultado de exames de outros três animais coletados no município e enviados para o Centro de Patologia do Adolfo Lutz.

Segundo a Zoonoses este ano foram encontrados 45 macacos mortos nas regiões dos bairros Paineira, Caxangá, Cananéia e Pinhal, sendo que a maioria deles estava em avançado estágio de decomposição e não foi possível coletar material para exame imuno-histoquímico, que só pode ser realizado em até 48 horas após a morte.

O CCZ pede para a população que ao encontrar um macaco morto entre imediatamente em contato pelo telefone fixo (15) 3278-4248 ou celular 99750-4612 que o setor recolherá o animal e o enviará para análise de laboratório.

A Secretaria de Saúde volta a ressaltar que, apesar da confirmação das mortes dos bichos pela doença, não há motivo para pânico, já que no ano 2009 foi realizada uma ampla campanha de vacinação que imunizou 80% da população e este ano a mesma campanha foi intensificada e outras quase 5 mil pessoas foram vacinadas.

Cronograma de vacinação da febre amarela

Quartas-feiras - PAM I Cecília Urias De Moura (Nova Pilar)
Quintas-feiras - Centro de Saúde Terezinha de Mores Arsilla (Campo Grande)
Sextas-feiras - Centro de Saúde Helena de Proença Lacerda (Centro)


Vacinação no Jardim Cananéia

A Secretaria de Saúde informou que, desde o início do surto da doença no ano passado, intensificou a campanha, tanto a permanente nos postos de saúde, como bloqueio imunológico nos bairros com maior incidência de animais mortos, orientando e vacinando a população.

Na próxima segunda-feira, 2 de abril, das 8h às 12h, será feita uma nova campanha de vacinação no Posto de Saúde na portaria do Jardim Cananéia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet