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02/04/2022 | 11:25 - Atualizada em 20/04/2022 | 08:46

Prefeitura faz o lançamento da Carteira de Identificação do Autista

O documento é gratuito e servirá para melhor identificar o autista e auxiliá-lo na hora de exigir os seus direitos

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

Prefeitura faz o lançamento da Carteira de Identificação do Autista

Gabriel Tsuyoshi Kanai Queiroz, com seus pais Toshihiro e Viviane, foi um dos que recebeu a sua CIPTEA

Foto: Sérgio Santos / Portal Pilar News

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (1), no auditório da Secretaria de Educação, o lançamento da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias de saúde, de educação e assistência social, e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

A CIPTEA é um documento gratuito para melhor identificar as pessoas com esse transtorno e auxiliá-las na hora de exigir os seus direitos, garantindo ao autista prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
 
Durante a solenidade já foram emitidas e entregues as primeiras carteiras para três crianças que estavam presentes ao evento, devidamente acompanhados de seus pais: Héron dos santos Catharino, Gabriel Tsuyoshi Kanai Queiroz e Nícolas Vanderlei de Paula Ramos.
 
Além do prefeito Marquinho da Autoescola, da primeira-dama Tania Carvalho e demais autoridades, a cerimônia contou com as presenças dos vereadores Silvio Yasuda, Vagner Batista, Tata Campos e Pedrinho Vila Nova; dos secretários municipais Vera Nicomedes (educação), Sue Ellen Domingues (social), Anderson Luiz (gabinete) e Rita Carvalho (saúde); e de membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, como o presidente Otávio Augusto Ferreira; o ex-vereador Paulinho Pinheiro, coautor da lei que instituiu o CIPTEA no município, além de outros profissionais da área e familiares de pessoas com deficiência (PCD).
 
“Estamos avançando na questão da inclusão da pessoa com deficiência e queremos com a carteirinha garantir que tanto a pessoa com TEA quanto os pais, possam efetivamente ter seus direitos garantidos”, declarou o prefeito Marquinho da Autoescola.

Como requerer a CIPTEA

Para requerer a CIPTEA é preciso preencher o requerimento (disponível nas escolas e na secretaria de educação) e anexar os seguintes documentos: identificação da criança, identificação dos responsáveis, foto e relatório médico.

As secretarias de saúde, de desenvolvimento social e de educação - analisam a documentação e a encaminha o parecer favorável para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD), que por sua vez, autoriza a confecção da carteira.

A CIPTEA será entregue pela Secretaria de Educação e tem validade de 5 anos.


Marquinho: "Estamos avançando na inclusão da pessoa com deficiência" / Foto: Sérgio Santos / Pilar News
 

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