Pilar do Sul - SP, terça-feira, 16 de agosto de 2022
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

30/03/2022 | 07:48

Jovens de 16 e 17 anos confira como tirar seu título de eleitor

Veja como acessar o site do TSE e solicitar o título eleitoral para votar nas eleições 2022. Prazo vai até 4 de maio

Da Redação | redacao@pilarnews.com.br

Jovens de 16 e 17 anos confira como tirar seu título de eleitor

Foto: Divulgação / TSE

As eleições acontecem em outubro, e os jovens eleitores não podem ficar de fora desse dia tão decisivo para a história do país.

O prazo para o alistamento eleitoral - ou seja, para tirar o título de eleitor pela primeira vez - termina no dia 4 de maio, e fazer a solicitação é muito simples.

O que fazer?

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

Acesse a página Tudo sobre o Título Eleitoral e fique por dentro.

Campanha

A Semana do Jovem Eleitor é uma campanha criada pela Justiça Eleitoral especialmente para quem tem 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo.

A iniciativa visa estimular esses cidadãos a tirar o título eleitoral e a participar ativamente do processo democrático do país, por meio da escolha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas. 

Fonte: Brasil de Fato / BdF Paraíba / Heloisa de Sousa
 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • marcos 30/03/2022 | 00:00

    que tipo de democracia é a que temos, que é obrigatorio votar

 
 
Sitevip Internet