Pilar do Sul - SP, sexta-feira, 20 de maio de 2022
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidade

24/03/2022 | 17:28 - Atualizada em 24/03/2022 | 17:34

Pilar do Sul ganha polo da UniVesp: ensino superior gratuito e de qualidade

As inscrições já estão abertas para nove cursos de graduação, como pedagogia, letras, matemática, tecnologia da informação, administração, engenharia de produção e processos gerenciais

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

A Prefeitura de Pilar do Sul comemora a chegada do Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UniVesp, primeira universidade pública e gratuita do município. A unidade acadêmica funcionará na EMEF Hilda Holtz Carvalho, onde já abriga o Polo da ETEC (Escola Técnica Estadual) e o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A modalidade de ensino da UniVesp é à distância (EAD), com proposta de uso da sala física na escola Hilda, onde os alunos poderão utilizar computadores, impressoras e acessar a internet, assistir aulas online, postar trabalhos e pesquisa e, obrigatoriamente, fazer as provas, além de solicitar serviços da secretaria acadêmica e contar com apoio dos orientadores, profissionais de carreira da Prefeitura.

Para Pilar do Sul foram disponibilizadas 90 vagas em nove cursos de graduação: pedagogia, letras, matemática, ciência de dados, tecnologia da informação, engenharia de computação, engenharia de produção e administração e tecnologia em processos gerenciais.

As inscrições para o processo seletivo das primeiras turmas já estão abertas e o período de inscrição vai de 22 de março à 25 de abril pelo site vestibular.univesp.br ou de forma presencial no Polo.

Mais informações sobre a unidade de Pilar do Sul da UNIVESP, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3278-9710.

O Termo de Cooperação com o Governo do Estado de SP para a implantação de polo em Pilar do Sul foi viabilizada pela administração do prefeito Marco Aurélio Soares (Marquinho da Autoescola), por meio Secretaria Municipal de Educação.

“Desde que assumimos a pasta em 2017, um dos nossos objetivos era trazer a UniVesp para nosso município. Mas por conta da pandemia, o processo ficou parado. No ano passado, quando da inauguração da creche-escola no Jardim Esperança, entreguei pessoalmente para o Rossieli Soares (secretário estadual da educação) a reiteração da solicitação, que foi atendido. Como educadora, estou extremamente feliz por esta conquista do povo pilarense”, disse Vera Nicomedes, secretária municipal de educação.

Para o prefeito Marquinho da Autoescola, a chegada da Universidade é uma grande conquista para Pilar do Sul. "Nossa administração não mediu esforços para trazer a UNIVESP para o nosso município e proporcionar mais essa oportunidade para que nossos jovens possam realizar o sonho de cursar uma graduação numa universidade pública, gratuita e de qualidade, e se qualificar para o mercado de trabalho. Estou muito feliz com a concretização desse projeto”, disse o prefeito.

Sobre a Univesp   

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).

A Univesp conta com mais de 50 mil alunos. Além dos seis cursos oferecidos no último vestibular: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS).

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garante a interação do discente com o facilitador. Em 2021, a universidade passou 374 polos para 412 (374 implantados e 38 em processo de implantação).


Prefeito Marquinho da Autoescola e Vera Nicomedes, secretário de educação / Foto: Divulgação.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet