Pilar do Sul - SP, domingo, 19 de setembro de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidade

25/08/2021 | 10:54 - Atualizada em 25/08/2021 | 10:59

APAE convida para passeio ciclístico e carreata nessa quinta-feira

O evento será realizado nessa quinta (26/08), com saída às 13 horas, em frente a sede da APAE no Jardim Pinheiro

Da Redação | redacao@pilarnews.com.br

A APAE de Pilar do Sul convida todos a participar de uma “Carreata/Passeio Ciclístico” da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema: “É TEMPO DE TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM AÇÃO”.
 
O evento será realizado nessa quinta-feira, 26 de agosto, com saída às 13 horas, em frente a sede da APAE, localizada na rua Maria Francisca Alves do Nascimento, 73, Jardim Pinheiro.
 
Quem desejar decorar seu carro ou bicicleta deverá chegar mais cedo, às 12 horas.
 
 “É tempo de Transformar Conhecimento em Ação”
 
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. A campanha permeia os trabalhos desenvolvidos pela instituição ao longo de todo o ano, como instrumento de defesa, garantia de direitos e mobilização social.
 
O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas. A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. Autonomia, protagonismo e independência, têm sido conceitos recorrentes; a campanha tem sido uma ferramenta para promoção de uma atitude de eminência para com a pessoa em situação de deficiência intelectual múltipla em diversos campos da vida.
 
Em 2021, o tema norteador da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”. Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. Em um país com dimensões territoriais de continente, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania.
 
Este ano, nos propomos a provocar o debate nacional levando às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária.
 
E você, conhece a Lei Brasileira de Inclusão?
 
Junte-se a nós nesta campanha e colabore com uma sociedade mais justa e inclusiva
para todos!



 
 
 
Sitevip Internet