Pilar do Sul - SP, domingo, 19 de setembro de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

01/06/2021 | 18:30 - Atualizada em 01/06/2021 | 19:01

​Físico pilarense que trabalhou no satélite Amazônia 1 é homenageado pela Câmara

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

​Físico pilarense que trabalhou no satélite Amazônia 1 é homenageado pela Câmara

Vereador Eli propôs a homenagem a Marcelo Petry

Foto: Sérgio Santos / Portal Pilar News

Em sessão realizada na terça-feira (25) a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Eli de Góes Vieira Junior (PDT), aprovou uma Moção de Aplausos ao pilarense Marcelo Petry Rodrigues, de 42 anos.
 
Marcelo é físico, mestre em engenharia aeronáutica e mecânica e desde 2014 atua no setor de controle térmico de satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos (SP).
 
O pilarense, integrante do Programa Espacial Brasileiro, participou da construção do satélite Amazônia 1 e do seu lançamento ao espaço em fevereiro último, na Índia.
 
O satélite é o primeiro, de observação da terra, completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil e terá a missão de fornecer imagens (em alta resolução) para monitoramento ambiental, agricultura, desmatamento, especialmente na Região Amazônica.
 
Com seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o Amazonia 1 é o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação e demorou sete anos para ficar pronto e Marcelo Petry participou de toda a concepção do projeto e foi responsável pelo isolamento térmico desse satélite.
 
Filho do saudoso José Maria Rodrigues (Lya) e da professora Iliana Petry, Marcelo nasceu e viveu até seus 18 anos de idade em Pilar do Sul, quando deixou a cidade para estudar. Cursou física na Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) e depois fez mestrado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em São José dos Campos. Em 2014, por meio de concurso público, ingressou no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
 
Hoje Marcelo reside em Atibaia e viaja todos os dias para São José dos Campos, onde trabalha. Relembrando quando deixou a cidade em buscas dos seus sonhos, Marcelo disse que gosta do seu serviço, que ama o que faz e agradeceu aos vereadores a homenagem recebida. “Me sinto realizado com o que conquistei e o conselho que dou aqueles que tem sonhos e objetivos, que estudem bastante e corram atrás. Estou muito feliz pela homenagem”.
 
A homenagem foi prestigiada por seus tios João Marcolino da Silva, Jorge Marcos Rodrigues e Juarez Márcio Rodrigues, pela mãe Iliana Petry, primos e amigos.


Vereadores, familiares e o homengeado / Foto: Sergio Santos


Marcelo Petry e seus tios Jorge, João e Juarez / Foto: Sergio Santos


Marcelo e sua mãe Iliana Petry / Foto: Sergio Santos


Marcelo Petry / Foto: Sergio Santos

 
 
 
Sitevip Internet