Pilar do Sul - SP, terça-feira, 24 de novembro de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidade

30/05/2020 | 14:11 - Atualizada em 30/05/2020 | 14:11

Prefeitura flexibiliza quarentena e permite reabertura parcial do comércio em Pilar do Sul

Por Bruno Sales, jornalista / ACE

Prefeitura flexibiliza quarentena e permite reabertura parcial do comércio em Pilar do Sul

Foto: Sérgio Santos / Portal Pilar News / Arquivo

A Prefeitura de Pilar do Sul autorizou a reabertura parcial do comércio a partir de segunda-feira, 1º de junho.
 
Além dos comércios considerados essenciais, revendas de veículos, escritórios de contabilidade, advocacia, imobiliárias e comércio de rua poderão funcionar seguindo regras específicas, conforme determina o Decreto Municipal 3.757/2020, de 29 de maio.
 
Ficou definido que o horário de funcionamento do comércio será das 12 às 17 horas, sendo que as lojas deverão ter sua capacidade de receber clientes reduzida, sendo o limite imposto pela municipalidade, que fará as medições em cada comércio que estará apto a funcionar. O cálculo base é de uma pessoa a cada 4 metros quadrados.
 
Para escritórios, a capacidade de atendimento ao público deverá ser reduzida em 30%. Já os estabelecimentos considerados essenciais que já estavam em funcionamento, manterão as regras e horários definidos anteriormente.
 
A reabertura do comércio atende os requisitos constantes no Plano São Paulo, elaborado pelo Governo, e que dividiu o Estado em regiões administrativas e classificados por zonas de risco. Pilar do Sul pertence a região de Sorocaba e é considerada como Zona 2.
 
Salões de Beleza e Barbearias não foram autorizados a funcionar nesta etapa, pois estão inseridas na zona 3. As academias também terão que ficar fechadas até o município ser classificado como zona 4.
 
Bares, lanchonetes e restaurantes continuam funcionando nos sistemas de delivery, drive-thru ou podem realizar a venda direta ao consumidor, mas neste caso está proibido o consumo de alimentos no estabelecimento. Apenas quando o município for classificado como zona 3 haverá mudanças para este setor.
 
Cuidado redobrado
 
A abertura parcial do comércio não significa que os riscos de contágio do Covid-19 acabaram. É preciso redobrar o controle e as precauções para evitar a disseminação do coronavírus e por isso a Associação Comercial e Empresarial de Pilar do Sul (ACE) está orientando seus associados e o comércio em geral para que sigam à risca as recomendações dadas pelas autoridades sanitárias, como a disponibilidade de álcool em gel na entrada do estabelecimento e sobre os balcões; que façam a higienização de balcões, maçanetas, portas e provadores constantemente. O uso de máscaras de proteção facial será obrigatório por funcionários e clientes.
 
Os estabelecimentos comerciais deverão fazer o controle de entrada de clientes, para evitar aglomerações; além disso, as autoridades municipais não recomendam a presença de idosos, crianças e pessoas do grupo de risco. O objetivo é trabalhar de forma consciente e com responsabilidade.
 
Haverá avaliações periódicas sobre a retração ou aumento dos casos de Covid-19 e também sobre as medidas tomadas pelo comércio para coibir a disseminação, desta forma as avaliações semanais indicarão se o município pode prosseguir com a retomada gradual da atividade econômica ou até mesmo regredir, podendo fechar novamente o comércio, caso não haja a colaboração de comerciantes e da população.

Clique aqui para baixar e visualizar o Decreto Municipal na íntegra

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Miguel Garcia 30/05/2020 | 00:00

    Duvido que seja seguido essas regras tais como distanciamento entre pessoas a maioria do povo não respeita nem a vida dos seus familiares imagina a dos outros a regra é usar máscaras nós lugares públicos e o que a gente vê é muitos usando a máscara no queixo e ninguém fax nada

  • Josiane 30/05/2020 | 00:00

    Q bom ....Será que o pat e Detran vai abrir também?

  • keli 30/05/2020 | 00:00

    Igrejas vai abrir

 
 
Sitevip Internet