Pilar do Sul - SP, sábado, 26 de setembro de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidade

20/03/2020 | 20:06 - Atualizada em 21/03/2020 | 21:35

Novo decreto suspende o funcionamento de comércios e igrejas em Pilar do Sul

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

Novo decreto suspende o funcionamento de comércios e igrejas em Pilar do Sul

Foto: Sérgio Santos / Portal Pilar News

O prefeito de Pilar do Sul, Marco Aurélio Soares (DEM), assinou na tarde desta sexta-feira (20) o decreto 3.722/2020 (leia aqui) que determina a suspensão do atendimento presencial ao público, entre 20 de março e 5 de abril, de estabelecimentos comerciais, igrejas, casas noturnas, academias e lojas em geral.
 
Segundo o decreto, estas empresas poderão realizar serviços internos e transações comerciais por meio de aplicativos, internet e telefone e serviços de entrega de mercadorias (delivery).
 
A exceção fica por conta dos estabelecimentos considerados essenciais, como farmácias, supermercados, açougues, padarias, peixarias, hortifrutigranjeiros, restaurantes, distribuidores de água e gás, postos de combustível, lojas de conveniência e de venda de ração animal.
 
O decreto estabelece que estes estabelecimentos intensifiquem a limpeza, disponibilizem álcool em gel aos clientes e divulguem informações e formas de prevenção do Covid-19.
 
Os restaurantes deverão manter espaçamento mínimo de um metro entre as mesas, não poderão promover shows musicais e deverão respeitar o horário de funcionamento das 11h às 15h, para o almoço, e das 18h às 23h, para o jantar.
 
Os supermercados deverão, para evitar aglomeração excessiva, limitar o ingresso no estabelecimento de apenas uma pessoa por metro quadrado e apenas um membro por família.
 
Os bancos, lotérica e correspondentes bancários deverão reservar diariamente, pelo menos uma hora e trinta minutos para atendimento exclusivo de integrantes do grupo de risco (gestantes, maiores de 60 anos e pessoas com doenças pré-existentes) e limitar o acesso e atendimento de modo a garantir a distância de dois metros entre os clientes.
 
Os hotéis não poderão admitir novos hóspedes durante o período de 20 de março a 5 de abril.
 
O decreto também impõe restrições de acesso e permanência ao Velório Municipal. Só será permitida a presença de dez pessoas por indivíduo velado, limitando-se também o tempo de realização do velório ao máximo quatro horas, sendo permitida a realização de apenas dois guardamentos simultâneos.
 
O decreto determina que os prestadores de serviços de transporte coletivo de passageiros, ônibus e vans, disponibilize álcool em gel aos usuários e trabalhadores, na entrada e saída dos veículos.
 
O prefeito Marquinho da Auto Escola determinou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde capacite seus profissionais para atendimento, diagnóstico e orientação e que estabeleça triagem nas unidades de saúde que possibilite a rápida identificação de possíveis casos de Covid-19 e que a as UBSs funcionem nos finais de semana.
 
Por fim, o decreto estabelece que o estabelecimento que descumprir as determinações ficará sujeito à multa, interdição e até cassação de alvará.
 
O prefeito Marquinho da Auto Escola justificou a necessidade de adoção das novas medidas para atender as recomendação do Ministério Público local e a necessidade de complementar o decreto anterior (aqui), a fim de intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
 
Prefeitura fechada
 
Desde quarta-feira, a Prefeitura de Pilar do Sul suspendeu o atendimento ao público em todas as repartições, exceto os serviços considerados essenciais, como saúde. Desde então os servidores públicos estão realizando serviços internos, ou à distância de suas casas.
 
O atendimento no Paço Municipal está sendo feito pelos telefones: (15)3278-9700 e 3278-9702 (gabinete) e pelos e-mais: gabinete@pilardosul.sp.gov.br e administracao@pilardosul.sp.gov.br

Leia também:
Prefeito Marquinho decreta estado de emergência em Pilar do Sul

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luana 22/03/2020 | 00:00

    So uma opiniao eu acho que devia ser proibido entrada e saida de carros na cidade principalmente carros de fora assim como a ilha comprida ta fazendo e outras cidades agora as pessoas de fora que tem chacara aqui ta tudo vindo pra cidade achando que estam de ferias .

  • sabrina 22/03/2020 | 00:00

    E as pessoas que estao vindo de outras cidades ?? Tem que barrar esse povo, pois nos aqui nao podemos andar nas ruas ai vem os de fora e anda e traz covid19 pra ca Assim nao da ne Alguem tem que da um jeito O povo sai de outras cidades se esconder aqui E nois como que fica???

  • Sandra Cristina 21/03/2020 | 00:00

    Só uma pergunta,,BAR pode ficar aberto? Vi vários bar abertos com pessoas jovem e mais idades, e CRIANÇAS dentro do BAR. Cadê a fiscalização sobre isso?

  • Ezequiel ANTONIO gouveia 21/03/2020 | 00:00

    Parabéns prefeito Marquinho

  • Erezina,neves 20/03/2020 | 00:00

    Que Deus proteja o nosso mundo e a cidade seja abençoado.

 
 
Sitevip Internet