Pilar do Sul - SP, sábado, 30 de maio de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

20/03/2020 | 10:46 - Atualizada em 21/03/2020 | 21:37

Secretaria de Saúde divulga nota com uma série de ações de combate ao coronavírus

Da Redação | redacao@pilarnews.com.br

Secretaria de Saúde divulga nota com uma série de ações de combate ao coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde / Foto: Divulgação

NOTA PÚBLICA SECRETARIA DE SAÚDE
 
Devido ao cenário em relação ao COVID-19, a Secretaria de Saúde informa a mobilização de todos os seus funcionários a partir do dia 23 de março de 2020, com o objetivo de contribuir para evitarmos a proliferação do vírus, controlar a transmissão do vírus no ambiente local e garantir o acesso à assistência prioritária onde o benefício se sobreponha ao risco, estabelecemos uma série de medidas conforme listadas abaixo:
 
- Cartazes de prevenção e orientação sobre o CORONAVÍRUS;
 
- Orientações multiprofissionais nas salas de espera do ambulatório;
 
- Prioridade aos pacientes sintomáticos (tosse, febre, desconforto respiratório);
 
- Fluxo específico para atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios;
 
- Triagem aos pacientes, e orientações aos mesmos por nossa equipe de enfermagem;
 
- Cancelamento de Todas as agendas eletivas de consultas, ou seja, pacientes sem urgência para atendimento médico serão desmarcados.
 
- Orientação aos pacientes para que só compareçam as unidades de saúde em real necessidade, apresentando quadros gripais e que sigam as recomendações do Ministério da Saúde;
 
- Os profissionais da rede básica de saúde e CAPS Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionista, Odontologista, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Psicóloga atenderão somente os casos de urgência ou em caso de retrocesso do quadro clínico do paciente, sendo avaliado cada caso pelo suposto profissional, serão suspensos todos os atendimentos ambulatoriais dos mesmos para evitar a aglomeração de pessoas em nossas unidades;
 
- O setor de transporte da saúde funcionará apenas para os pacientes de oncologia, hemodiálise e casos de extrema necessidade. Seguindo o plano de contingência do AME Sorocaba que terão suas consultas canceladas, exceto os pacientes oncológicos. Hospital Oftalmológico (BOS) – todos sem atendimento eletivo. Para esclarecimentos maiores a Central de Vagas estará atendendo via whatsapp . (15)99145.0506.
 
- A Central de vagas continuará realizando agendamento de consulta, porém não será fornecido o transporte coletivo (transporte sanitário) e como todas as cidades estão adotando medidas preventivas e cancelando os agendamentos, esclarecemos aos pacientes a espera por tempo indeterminado do agendamento no momento.
 
- As receitas provenientes dos programas Hiperdia – (hipertensos e diabéticos) terão as validades prorrogadas para mais 3 meses a partir desta data, e a dispensação será feita para 60 dias, de acordo com o estoque, pois correspondem principalmente ao grupo de risco de pacientes com faixa etária acima de 60 anos.
 
- Orientamos que os pacientes de grupo de risco não circulem para o dispensário da farmácia, pedimos a um familiar retirar as suas medicações;
 
- Para os medicamentos com receituário controlado a validade da receita é de 30 dias, e a dispensação para 60 dias de tratamento, de acordo com o estoque;
 
- Serão prorrogadas automaticamente os documentos do CEAF (Alto Custo) para mais 3 meses, sem necessidade de novos documentos, para pacientes já cadastrados e com processos em andamento, tal ação visa contribuir para que o paciente não necessite ir a unidade de saúde providenciar as documentações;
 
- CAPS terá atendimento apenas para pacientes com crises e alucinações;
 
- Exame ginecológico preventivo serão suspensos no momento;
 
- Vacinação teremos normalmente;
 
- Pediatria: orientamos aos pais que tragam seus filhos apenas com sintomas gripais, serão suspensos os atendimentos do programa de puericultura ;
 
- O Distanciamento social é recomendado no momento, ficar em casa é o melhor método até que a doença acalme sua propagação.
 
- O Isolamento domiciliar para os idosos, pois eles serão os maiores afetados diante a nova patologia.
 
- Ir até os Hospitais e Unidades Básicas de Saúde em real necessidade, pois o vírus está justamente nesses locais de maior vulnerabilidade e evitar vir para atendimento médico com acompanhantes e crianças.
 
- Em casos suspeitos o paciente será monitorado por nossos profissionais, bem como Vigilância Epidemiológica e será realizado teste se critério para tal.
 
- Orientamos aos munícipes que pânico e medo não nos trará benefícios, e sim o empenho, a colaboração e a sensatez de todos para que nossa cidade continue evoluindo sem a doença, ou com doença leve. Sendo assim é necessário que todo cidadão faça sua parte, evite aglomerações, e realize a higienização adequada.
 
Pilar do Sul, 19 de março de 2020
 
Rita de Cássia Queiroz Carvalho
Secretária de Saúde e Bem Estar

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cleusa 25/03/2020 | 00:00

    Quarentena mas pra quem porque os idosos de pilar está andando na rua de boa.

  • anonimo 20/03/2020 | 00:00

    Gostaria fe saber porque os donos de mercados, principalmente alimentação, não estão usando mascaras. principalmente açougues e padarias de mercados, será que é tão caro mascara para seu funcionario.

  • Sonia Nascimento 20/03/2020 | 00:00

    E a vacinação contra a gripe marcada para o dia 23 para idosos e profissionais Da saúde será normal?

 
 
Sitevip Internet