Pilar do Sul - SP, sábado, 19 de outubro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

24/05/2019 | 10:22 - Atualizada em 24/05/2019 | 10:32

Pilar do Sul tem seis casos de dengue e um de chikungunya

Em 2015 houve um surto da doença com 33 casos de dengue no município. Em 2018 teve apenas um caso de dengue e nenhum de chikungunya

Por Sérgio Santos | sergiosantos@pilarnews.com.br

Pilar do Sul tem seis casos de dengue e um de chikungunya

Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica, informou na manhã desta sexta-feira (24/5) que foram registrados seis casos de dengue e um de chikungunya em Pilar do Sul no ano de 2019 e que, no momento, um caso suspeito de dengue está em investigação.

Dos casos de dengue, dois foram importados e quatro autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Já o caso de chikungunya foi importado – contraído fora do município.

As pessoas infectadas pela dengue, uma é do Jardim Nova Pilar e cinco do centro. O caso de chikungunya foi registrado no bairro da Lavrinha, na zona rural.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, em 2018 foi registrado apenas um caso de dengue e nenhum de chikungunya. Em 2015 houve um surto da doença com 33 casos de dengue no município.

A Secretaria de Saúde alerta a população para que redobrem os cuidados em suas residências quanto a recipientes que possam acumular água e causar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e colabore para evitar mais contaminações.

A Secretaria de Saúde informou que, desde que foram confirmados os casos, intensificou a fiscalização e orientação para os moradores nas áreas infectadas, realizando bloqueio epidemiológico no entorno das residências dos pacientes, bem como em seus locais de trabalho, com delimitação da área e de identificação e eliminação do foco do mosquito Aedes Aegypti.

Em caso de suspeita de contaminação, a pessoa deve procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo, ou a Santa Casa, para que o caso possa ser avaliado e tomadas as providências necessárias.

Casos de Dengue: 
• Jardim Nova Pilar II - 1
• Centro - 5

Chikungunya: 
• Bairro da Lavrinha – 1

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Hélio 29/05/2019 | 00:00

    Nossa no centro da cidade tem amis dengue do que os outros bairros e sítio ????????

  • Jair Bobis 24/05/2019 | 00:00

    É importante a divulgação dos casos da doença e alertar toda a população no sentido de eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas residências.

 
 
Sitevip Internet